É recomendável que eu prepare em casa a comida do meu cão ou gato?
Atualmente, as pessoas estão preocupadas que as rações possam ser prejudiciais à saúde dos cães e gatos. Seguindo a tendência de um segmento da alimentação humana que tem buscado alimentos mais "naturais" para que sejam mais saudáveis, muitas pessoas tem optado por cozinhar para seus pets.
"Eu sempre preparei a comida do meu cão, ele viveu 15 anos e morreu de velhice". Essa afirmação é feita muitas vezes por pessoas que defendem que o uso de rações não traga benefícios e possa, até, ser prejudicial à saúde.
O importante para a saúde, do ponto de vista nutricional, é que o animal receba todos os nutrientes necessários. Existe uma variação razoável entre a quantidade mínima a ser ingerida (que abaixo dela causará sinais de deficiência) e a quantidade máxima (que acima dela causará sinais de intoxicação).
Um alimento nutricionalmente adequado se encaixará entre esses mínimos e máximos. Assim, uma dieta caseira devidamente formulada e adequadamente preparada pode manter o animal saudável por toda a vida (assim como uma ração de boa qualidade).
"A comida do meu cachorro é igual a que a gente come lá em casa, arroz, feijão e a carne do dia". Dietas balanceadas para animais de estimação podem ser obtidas com alimentos que nós costumamos consumir. Há uma tendência hoje de "humanização" dos animais. Eles são vistos como nossos novos "filhos". Por maior que seja o carinho que temos em relação aos pets e o quanto eles fazem nossas vidas melhores, é importante lembrar que são espécies diferentes da nossa, do ponto de vista comportamental e fisiológico.
Nem tudo que é considerado bom para as pessoas pode ser extrapolado como bom para cães e gatos!