O nascimento, ou a chegada de um filhote à nossa casa sempre traz muita alegria! Como gostamos muito deles, queremos sempre dar o melhor, e aí surge uma dúvida: "como escolher o melhor alimento para que ele cresça saudável?"
Nesta seção abordaremos como fazer a melhor escolha!
O período de crescimento é muito importante na vida do seu filhote, pois envolve uma série de transformações no corpo, até que atinja a idade adulta. Para se ter uma ideia, o peso adulto de um animal é, em média, de 40 a 50 vezes o peso que ele tinha ao nascimento! O crescimento mais rápido ocorre entre os 3 aos 6 meses de idade, sendo que, para cães:
"RAÇAS DE GRANDE PORTE DEMORAM MAIS TEMPO PARA CONCLUIR SEU PERÍODO DE CRESCIMENTO"
As raças de grande porte também devem receber atenção especial quanto à velocidade de crescimento. Cães de grande porte que ingerem muitas calorias e crescem muito rápido podem apresentar vários problemas ósseos, decorrentes do crescimento exagerado. Cada raça possui uma curva de crescimento adequado, é importante que isso seja respeitado para um crescimento saudável.
Para os gatos, ocorre pouca diferença entre as raças, com relação ao período total de crescimento. Deve-se observar que gatos de raças gigantes como o Maine Coon crescem completamente até 3 a 5 anos, ao contrário da maioria dos gatos, que com 1 ano já podem ser considerados adultos.
Suplementos com cálcio para filhotes e fêmeas gestantes que comem ração, não ajudam a melhorar a saúde e podem ser prejudiciais!
Com relação aos tipos de alimentos, a escolha deve-se basear por:
- Espécie (cão ou gato);
- Porte (para cães) - pequeno, médio, grande ou porte gigante;
- Tipo - úmido, seco, semi-úmido (para mais informações, consulte nossa seção de rações);
- Segmento comercial - econômico, premium, super-premium.
Literatura consultada:
Case et al. Canine and Feline Nutrition: A Resource for Companion Animal Professionals, 3ed, Mosby Elsevier, 2011.